Muitos utilizadores de computadores baseiam a sua escolha apenas na velocidade da CPU, mas existem muitos fatores que podem afetar o desempenho da CPU para além da sua velocidade.
Este artigo apresenta-lhe 6 fatores a ter em conta antes de comprar a sua CPU e ajuda-o nas suas decisões de atualização.
1. Velocidade da CPU
A velocidade da CPU, ou também conhecida como velocidade do relógio, determina a velocidade a que o seu PC pode executar os programas instalados. Os modelos antigos de CPU normalmente têm velocidades de clock de até centenas de megahertz (MHz). Atualmente, os modelos modernos de CPUs excederam em muito esses modelos, uma vez que as CPUs funcionam agora em gigahertz (GHz). É claro que um computador rápido é melhor do que um lento.
2. Quad Core vs Cor i3, i5, i7 series
Se estiver a executar muitas aplicações e programas em simultâneo no seu computador, deve considerar a possibilidade de obter processadores de topo de gama. Esses processadores podem ser bastante caros, mas certamente podem ajudar muito na sua produtividade. Se apenas gosta de jogar, pode optar por processadores de gama média, que custam significativamente menos. Também pode procurar outras marcas para além da Intel, como a AMD. Certifique-se apenas de que obtém o equivalente correto da sua escolha.
3. Largura de banda
A largura de banda determina a quantidade de dados que o seu PC pode executar numa instrução. Isto é medido em bits e a maioria dos processadores de computador funciona com processadores de 32 bits. Os processadores de computador modernos, por outro lado, funcionam atualmente com uma velocidade de largura de banda de 64 bits.
4. Velocidade do barramento frontal (FSB)
Este componente permite a transmissão de informações entre a CPU e outras partes do computador. A velocidade do FSB é o ritmo a que a informação é transmitida entre a CPU e o resto do sistema.
5. Cache de nível 2 (L2)
A cache L2 é a memória da própria CPU e é aqui que os dados podem ser acedidos e armazenados imediatamente. Se a cache L2 ficar cheia, o computador armazena automaticamente alguns dos seus dados na RAM. A CPU aguardará então que esses dados sejam transmitidos da RAM. Uma cache L2 grande pode ser muito útil na execução de aplicações multimédia.
6. Compatibilidade
As placas-mãe não suportam todas as CPU, por isso, quando estiver a montar um computador ou a atualizar um antigo, certifique-se de que a sua CPU é compatível com o chipset da placa-mãe. Pesquise ou pergunte ao pessoal de vendas de computadores sobre as suas preocupações com a compatibilidade do computador.
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.
Comentários