Neste artigo abordaremos em oito pontos as diversas consequências da dependência digital e do seu abuso.
O problema de qualquer dependência reside no controlo que exerce sobre nós. Ela toma conta da nossa vida, de tal forma que quase tudo o que pensamos ou fazemos gira em torno dele. Estamos sempre a desejar mais, mesmo quando sabemos que nos prejudica. O mantra clássico "Posso parar quando quiser" é um sinal de que precisa de ajuda. E é um mantra que muitos viciados digitais repetem para si.
Além disso, como qualquer vício, a dependência digital tem graves consequências mentais e físicas graves que não são de forma alguma triviais.
Estas incluem:
1. Stress crónico
O stress crónico é um assassino, literalmente. É uma das principais causas de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, tensão arterial elevada, diabetes e até cancro. Tal como as drogas ou o álcool, o consumo excessivo de tecnologia faz-nos sentir bem. Não nos apercebemos de que a constante sobre-estimulação do seu cérebro causa estragos nos seus níveis de stress - e, por sua vez, na sua saúde em geral.
Atividades como jogos frenéticos, multitarefas com diferentes programas e gadgets, até mesmo interagir nas redes sociais, colocam o seu o cérebro em constante sobrecarga, fazendo com que os níveis de stress subam em flecha. Deixar que este tipo de stress se acumule pode ser catastrófico.
2. Ansiedade
Um estudo fascinante descobriu que quanto mais dispositivos uma pessoa está rodeada, mais ansiosa ela fica. Sentem uma necessidade constante de verificar o correio eletrónico, alertas, mensagens e feeds das redes sociais para o caso de estarem a "perder" algo importante. Naturalmente, quando a ansiedade não é tratada e se torna crónica, conduzirá a problemas de saúde física e mental mais graves.
3. Má postura
Sentar-se ao computador durante horas a fio, inclinar-se para a frente para olhar para o ecrã ou dobrar o pescoço sobre o telefone pode levar a problemas de postura a longo prazo. Os jogadores obsessivos também tendem a tensionar inconscientemente os músculos ou cerrar os maxilares enquanto lutam para passar um nível desafiante ou tentam evitar ser "mortos".
Mais uma vez, não é um hábito conducente a uma boa postura ou saúde. A cadeira mais confortável do mundo, mesmo uma secretária convertível, mesa de trabalho convertível não será de grande ajuda se passar a maioria do seu dia a utilizar a tecnologia.
4. Isolamento e depressão
Alguns viciados digitais recorrem à tecnologia para aliviar sentimentos de solidão. Em vez disso, o excesso de tecnologia pode aumentar sentimentos de isolamento e depressão.
Um estudo de 2014 revelou uma forte correlação entre a depressão e a utilização extensiva das redes sociais, especificamente. Talvez, porque todas as coisas excitantes que as outras pessoas parecem estar a fazer online fazem com que uma pessoa se sinta mais insignificante e inadequada.
5. Pode levar a distúrbios de défice de atenção
O fluxo constante de mensagens, imagens, apelos à ação, alertas e informações que bombardeiam o cérebro a qualquer momento são surpreendentes. O resultado será uma crescente incapacidade de concentração e uma diminuição da capacidade de atenção. No pior dos casos, isto pode levar a um grave deficit de atenção.
6. Má saúde física
O estilo de vida sedentário de um viciado digital irá, sem dúvida, afetar a sua saúde física. Um dos principais problemas relacionados com o vício em tecnologia é a obesidade. A inatividade e a falta de exercício físico têm efeitos graves no sistema imunitário, deixando o corpo aberto a todo o tipo de doenças e infeções.
7. Saúde emocional enfraquecida
A dependência da tecnologia pode levar ao enfraquecimento das competências sociais e a capacidade de se comportar normalmente em situações sociais. O viciado em tecnologia sente-se mais confortável a interagir atrás de um ecrã e até a assumir várias "personas" em vez de ser ele próprio. Com o tempo, o bem-estar emocional, a auto-confiança e a auto-aceitação podem ser seriamente afetados.
8. Perturbações do sono e enfraquecimento da função cognitiva
A dependência tecnológica pode levar a graves perturbações do sono devido à sobre-estimulação do cérebro. A função cognitiva pode também ficar afetada, incluindo perda de memória, falta de atenção, a incapacidade de se concentrar ou organizar os pensamentos.
Resumindo: um viciado em tecnologia será normalmente afetado por pelo menos duas destas consequências. Todas elas podem levar a problemas muito graves e crónicos a longo prazo se a dependência não for controlada.
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.
Comentários