Enquanto os desintoxicadores digitais experimentados podem passar semanas sem utilizar tecnologia, um principiante deve começar gradualmente. Uma hora por dia durante uma semana é o ideal, após o que se aumenta progressivamente a fasquia até conseguir suportar um jejum tecnológico de 24 horas.
Em seguida, aumenta o tempo para vários dias, uma semana e assim por diante. O objetivo da desintoxicação digital é dar ao seu cérebro o descanso necessário e permitir-lhe passar o tempo a fazer outras coisas.
Espera-se que, à medida que se afasta e adquire hábitos digitais mais moderados, continuará a envolver-se em atividades mais significativas e enriquecedoras.
O resultado será a libertação completa da sua dependência digital.
1. Desligue-se completamente.
Digamos que começa com uma desintoxicação de uma hora por dia. Durante essa hora, desligue-se completamente ou desligue todos os dispositivos digitais ao seu alcance. Isto inclui o seu telemóvel. As hipóteses de um grande desastre acontecer especificamente durante essa hora são, de facto, muito reduzidas!
Planeie o que fará durante essa hora, como, por exemplo, fazer exercício, dar um passeio ou sair para tomar um café com os amigos.
Ao planear atividades variadas e agradáveis que o mantenham ocupado, a sua desintoxicação terminará sem dar por isso. Sentir-se-á incrivelmente renovado e rejuvenescido.
2. Remova as redes sociais do seu telemóvel.
Para além da sua desintoxicação de uma hora, desinstale todas as aplicações de redes sociais do seu telemóvel — mas por um período mais longo. Tente fazer isso durante uma semana para este caso. Reinstale as aplicações durante três dias e depois repita o processo e desinstale por mais uma semana, depois duas, três e gradualmente.
De qualquer forma, as redes sociais não devem estar no seu telemóvel. Lembra-se dos bons velhos tempos em que os telemóveis serviam apenas para fazer chamadas, receber chamadas e enviar mensagens de texto? Esse deve ser o seu objetivo final.
Quando limitar as redes sociais apenas ao seu PC, sentirá uma melhoria incrível no seu humor e na sua calma mental. Mais uma vez, o mundo não acabará se não puder consultar o Facebook ou o Twitter a cada cinco minutos.
3. Jejum intermitente de internet.
Esta é outra poderosa adição à sua rotina de desintoxicação digital.
Escolha um dia em que se abstenha de aceder à Internet durante 24 horas. Deve ser um dia em que não esteja a trabalhar, se a atividade online não fizer parte do seu trabalho diário, como o teletrabalho.
Pode manter o telemóvel ligado para chamadas importantes durante esse período, mas deve abster-se de qualquer atividade online, incluindo verificar e responder ao correio eletrónico.
Fazer uma pausa do bombardeamento constante de correio eletrónico, publicidade, redes sociais e jogos online é uma forma poderosa de começar a libertar-se de uma dependência tecnológica.
À medida que progride no jejum intermitente da Internet, irá notar um aumento no seu bem-estar geral à medida que a sua mente se limpa.
Quando apanhar o jeito e sentir os poderosos benefícios, quererá fazer isso com mais frequência. Por exemplo, durante um fim de semana inteiro fim de semana ou mesmo quando estiver de férias.
Lembre-se de planear e preencher o seu dia com atividades que o distraiam do seu jejum.
4. Desativar alertas.
Estabeleça como regra a desativação de todos os alertas quando trabalha. Este é um hack instantâneo que o ajudará a concentrar-se melhor e a melhorar a sua eficiência. Isto deve aplicar-se a qualquer tarefa que esteja a fazer, quer esteja a preparar uma apresentação importante ou a cozinhar o jantar.
Isto irá gradualmente afastá-lo da necessidade de responder a cada e-mail, publicação em redes sociais ou mensagem imediatamente. Este é outro comportamento obsessivo da dependência digital que pode gradualmente começar a controlar.
5. Organize o seu espaço digital.
Reduza o seu feed do Twitter, Tiktok ou Instagram, deixando de seguir pessoas que não são essenciais. Ficará surpreendido com a quantidade de seguidores aleatórios e desnecessários que apanhou pelo caminho. Deixar de seguir e dará ao seu cérebro menos informação desnecessária para processar e digerir.
Faça o mesmo com os amigos e grupos do Facebook aos quais ter aderido impulsivamente, mas com os quais não se envolve realmente. De seguida, faça o mesmo com todas as suas redes sociais.
Este processo de limpeza reduzirá os alertas e notificações. É também mais seguro. Divulgamos muitas informações pessoais nas redes sociais sem pensar duas vezes.
Reduzir o seu círculo social vai mantê-lo a salvo de golpistas, hackers e outras pessoas sem escrúpulos.
Na mesma linha, faça uma limpeza periódica das suas contas de correio eletrónico e cancele a subscrição de newsletters que nunca lê. Elimine também periodicamente todos os cookies e o histórico da Internet para manter a sua caixa de entrada livre de anúncios incómodos e ofertas especiais.
Simplifique o ambiente de trabalho do seu computador para que seja mais fácil para os seus olhos e também para o seu cérebro. Elimine ícones e atalhos não utilizados, software ou programas indesejados e organize os ficheiros para serem mais fáceis de encontrar.
6. Fazer refeições à mesa.
Fazer refeições adequadas à mesa com a sua família tem vários benefícios poderosos. Em primeiro lugar, dá-lhe uma pausa da tecnologia, onde o seu cérebro pode relaxar e acalmar-se.
Em segundo lugar, ajuda-o a estar mais atento ao que come e para não continuar a comer após estar satisfeito.
Por último, permite-lhe passar tempo com a família, desfrutando de uma
uma boa conversa à moda antiga.
Tente tornar a hora das refeições numa experiência de lazer e relaxamento. Ponha a mesa e utilize pratos e talheres verdadeiros em vez de papel e plástico.
Dê um toque bonito, como flores frescas ou um centro de mesa. Disponha os pratos de forma atrativa e coma devagar, saboreando cada dentada.
Estes pequenos truques farão com que anseie pela hora das refeições e de desligar-se da tecnologia.
Tente estabelecer como regra que todos os membros da família se reúnam à mesa para as refeições ou, pelo menos, para o jantar, se houver conflitos de horários. É importante que a hora das refeições se torne uma experiência calorosa e relaxante pela qual se anseia.
Escusado será dizer que não deve trazer o seu telemóvel, tablet ou outros aparelhos para a mesa! Pode ter a certeza de que a desintoxicação digital funciona.
Para algumas pessoas demora mais tempo do que para outras, mas começará a
a notar melhorias quase imediatamente. A recuperação de uma
vício em tecnologia é absolutamente possível com a desintoxicação digital.
7. Procure espaços sem tecnologia.
Ao fazer uma desintoxicação digital, pode ser difícil evitar a tecnologia quando as outras pessoas à sua volta a utilizam. Por exemplo, outros membros da família veem televisão, ouvem música ou jogam. É importante criar um espaço livre de tecnologia na sua casa onde possa passar algum tempo durante as suas desintoxicações. Pode ser um pequeno quarto de hóspedes, o seu quarto ou qualquer outro espaço que seja convidativo e confortável.
Ponha a leitura em dia, medite ou faça exercício no seu espaço e o tempo passará a correr sem dar por isso.
Convide os membros da família para o seu espaço, onde pode participar em atividades não digitais, como cantar, jogar jogos de tabuleiro ou ler. Quando estiver ao ar livre, evite restaurantes e cafés com grandes ecrãs e instalações Wi-Fi. Procurar espaços sem tecnologia ajudá-lo-á a evitar os "desejos" digitais e a manter-se no caminho certo.
Conclusão: A desintoxicação digital é pessoal. Depende de si a rapidez ou a intensidade com que sente que precisa de o fazer. Brinque com a estratégia de desintoxicação acima e crie um plano de desintoxicação digital personalizado que se adapte a si. Há duas coisas importantes que precisa de saber aqui. A prática regular e dedicada destes métodos é fundamental. Vá tão devagar ou tão rápido, mas pratique o detox digital regularmente.
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.
Comentários